Sistema web e aplicativo móvel: quais são as principais diferenças?
À medida que a tecnologia continua a evoluir, a maneira como acessamos informações e interagimos com o mundo digital mudou drasticamente. Uma das mudanças mais significativas no desenvolvimento de software são em relação ao sistema web e aplicativo.
No entanto, muitas empresas ficam em dúvida quando se deparam com o dilema entre qual das soluções escolher para o seu negócio.
Isso porque existem diferenças significativas entre elas e saber como tomar uma decisão pode ser determinante para um projeto bem sucedido.
Sendo assim, preparamos um conteúdo completo onde vamos definir o que são sistemas web e aplicativos e as diferenças entre eles. Então, antes de fazer sua escolha, continue a leitura.
- O que é um sistema web?
- O que é um aplicativo móvel?
- Quais são as diferenças entre sistema web e aplicativo móvel?
- Acessibilidade
- Plataformas e compatibilidade
- Experiência do usuário
- Desenvolvimento e custos
- Funcionalidades e recursos
- Como escolher entre sistema web e aplicativo móvel?
O que é um sistema web?
Antes de mais nada, vamos conhecer um pouco sobre cada uma das soluções.
Um sistema web é um software que pode ser acessado pela internet e por um navegador, como o Google Chrome ou o Microsoft Edge.
Assim, ele permite que os usuários realizem uma grande variedade de funções, como gerenciamento de dados, comunicação, vendas e controle de estoque, por exemplo.
Sendo assim, é uma solução com inúmeros benefícios para as empresas, uma vez que promove otimização de processos, redução de custos e aumento de eficiência e produtividade.
E ao contrário de programas instalados diretamente em uma máquina, o sistema web é acessado de qualquer lugar, desde que exista uma conexão de rede.
Isso representa um alto nível de praticidade e utilidade para a sua empresa, que pode acessar informações sempre que necessário.
Ou seja, com a ferramenta certa e personalizada de acordo com as necessidades do seu negócio, sua operação chega ainda mais longe.
Além disso, o sistema web é atualizado automaticamente pela equipe de desenvolvimento de software, o que elimina as preocupações com download e instalação manual.
Tudo isso promove uma atuação mais intuitiva e eficiente e permite que você se concentre em suas atividades ao invés de burocracias técnicas.
Sugestão de leitura: Guia completo sobre desenvolvimento de software
O que é um aplicativo móvel?
Um app nada mais é um software idealizado para dispositivos móveis, como smartphones, smartwatches e tablets.
De modo geral, os aplicativos podem ser encontrados e baixados diretamente no dispositivo, por meio de lojas como a App Store, da Apple, e a Play Store, da Google.
E como você já sabe, podem ser criados para diversos fins e utilidades, como educação, lazer, produtividade, saúde e viagens.
Para que os resultados com o projeto sejam positivos, é imprescindível que uma equipe de desenvolvimento de software esteja por trás dele.
Esse time será responsável por trabalhar em conjunto para criar um app atrativo e eficiente.
Nesse sentido, é importante que a empresa contratada opere com metodologias ágeis e leve em consideração design, usabilidade e experiência do usuário. Assim, garante que a ferramenta seja intuitiva e fácil de usar para o usuário final.
Sugestão de leitura: Software House no Brasil: o que é e por que contratar um desenvolvedor de software?
Quais são as diferenças entre sistema web e aplicativo móvel?
Acessibilidade
Existem diferenças significativas em relação ao acesso de sistemas web e aplicativos móveis.
O sistema web, por exemplo, pode ser acessado através de navegadores em qualquer dispositivo com acesso à internet.
Por outro lado, os apps são instalados diretamente em dispositivos móveis e só podem ser acessados nesses dispositivos em específico.
Devido à natureza dos navegadores mais populares, os sistemas web são compatíveis com diferentes plataformas, sistemas operacionais e dispositivos.** Já os apps são desenvolvidos para determinados sistemas operacionais.**
Então, caso um aplicativo móvel seja desenvolvido apenas para iOS, ele não funcionará no Android e vice-versa.
Sugestão de leitura: O que são web apps: origem, benefícios e onde são usados
Plataformas e compatibilidade
Como vimos anteriormente, os sistemas web são desenvolvidos para serem executados em navegadores e são compatíveis com diferentes sistemas operacionais.
Isso ocorre porque os navegadores seguem padrões abertos, como HTML, CSS e JavaScript, que são suportados em várias plataformas.
Portanto, um bom desenvolvimento de software garante que o sistema web funcione dessa forma.
Cada sistema operacional para dispositivos móveis possui uma própria linguagem de programação e um conjunto de ferramentas de desenvolvimento.
Os aplicativos para iOS são escritos em Objective-C ou Swift e são executados exclusivamente em aparelhos da Apple, como iPhone e iPad.
Enquanto os aplicativos para Android são escritos em Java ou Kotlin e são executados em dispositivos de vários fabricantes.
Nesse sentido, cada aplicativo móvel deve ser desenvolvido e otimizado para a plataforma alvo.
Isso implica que os desenvolvedores precisam criar versões específicas do aplicativo para cada sistema operacional, considerando suas particularidades de design, funcionalidades e recursos específicos.
Além disso, existem outros sistemas operacionais menos comuns, como Windows Phone e BlackBerry OS.
Mas, como a base de usuários é menor, a maioria dos apps é desenvolvida principalmente para iOS e Android, uma vez que atingem uma parcela significativa do mercado.
É vital levar em consideração a plataforma e a compatibilidade ao desenvolver sistemas web e/ou aplicativos móveis, porque são aspectos que afetam o público-alvo e a disponibilidade do sistema em diferentes dispositivos.
Então, se a intenção é fornecer uma experiência otimizada e personalizada para usuários de dispositivos móveis específicos, o desenvolvimento de apps para iOS e Android seria a abordagem mais recomendada.
Experiência do usuário
A interface de um sistema web é projetada para ser acessada por meio de um navegador.
Geralmente, consiste de elementos como menus, botões, campos de entrada e layouts responsivos.
Também pode variar de acordo com o design do site e do estilo de navegador utilizado, mas costuma seguir os princípios de design responsivo para se adaptar a diferentes tamanhos de tela e dispositivos.
Por outro lado, os aplicativos móveis aproveitam as capacidades de tela sensível ao toque e interações específicas dos dispositivos.
As interfaces podem ser mais intuitivas, com menus deslizantes, gestos de toque e ícones de toque grande, oferecendo uma experiência mais imersiva e direcionada ao uso móvel.
Sugestão de leitura: Fábrica de aplicativos para celular: o que é e por que contratar?
Em relação aos recursos, o sistema web pode acessar câmera, microfone, localização e notificações por push.
Já um aplicativo móvel tem acesso a recursos mais avançados, como acelerômetro, giroscópio, sensores de proximidade e de impressão digital.
Isso permite que os apps ofereçam funcionalidades mais avançadas e personalizadas, como tirar fotos, gravar áudios e vídeos, usar sensores de movimento e oferecer autenticação biométrica.
No quesito de usabilidade, os sistemas web dependem da otimização do design responsivo para diferentes dispositivos e da interface do usuário bem projetada.
Também contam com a vantagem de serem acessíveis em qualquer dispositivo com um navegador, o que significa que as pessoas podem acessá-los facilmente onde estiverem.
Mas, a experiência do usuário pode variar dependendo do navegador e da qualidade da conexão à internet.
E os aplicativos móveis são instalados diretamente no dispositivo, então, oferecem uma experiência mais rápida, fluida e envolvente.
Assim como aproveitar recursos offline e sincronização em segundo plano, permitindo que as pessoas acessem e usem o app mesmo quando não estão conectados à internet.
Desenvolvimento e custos
Normalmente, o desenvolvimento de sistemas web envolve o uso de tecnologias padrão, como HTML, CSS e JavaScript, juntamente com frameworks e bibliotecas populares, como React, Angular ou Node.js.
Essas tecnologias são amplamente utilizadas e possuem uma grande comunidade de desenvolvedores, o que facilita o aprendizado e a solução de possíveis problemas.
Sugestão de leitura: React Js e React Native: o que são e quais são as diferenças?
Já o desenvolvimento de aplicativos móveis requer o uso de tecnologias específicas para cada plataforma.
Assim como o uso do Xcode e o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), no caso da Apple, ou o Android Studio e o IDE oficial do Google, para os aplicativos Android.
Tudo isso sem falar, é claro, da equipe de desenvolvedores front-end e back-end com experiência aprofundada nessas tecnologias e foco na experiência do usuário.
Outro aspecto importante em relação aos custos do desenvolvimento de software são as manutenções.
Sistemas web geralmente envolvem atualizações periódicas para garantir a compatibilidade com novas versões de navegadores e correções de bugs, que podem ser feitas diretamente no servidor e os usuários não precisam instalar nada em seus dispositivos.
Porém, a manutenção de apps pode ser mais complexa, uma vez que envolve atualização e suporte à múltiplas versões e para diferentes sistemas operacionais.
Vale ressaltar que as atualizações precisam ser lançadas nas respectivas lojas de aplicativos e os usuários precisam fazer o processo manualmente.
Nesse sentido, os custos dessa operação variam entre sistemas web e aplicativos móveis.
Geralmente, o desenvolvimento de um sistema web é menos dispendioso. Afinal, o mesmo sistema pode ser compatível com diferentes navegadores e dispositivos, o que reduz a necessidade de desenvolvimentos específicos para cada plataforma.
E o desenvolvimento de aplicativos pode ser mais caro, porque envolve a criação de aplicativos separados para iOS e Android e manutenções contínuas.
Além disso, existem os custos de publicação que também devem ser considerados, como as taxas de inscrição anual para desenvolvedores, Apple Developer Program, e a taxa única de registro de desenvolvedor, Google Play Console.
Funcionalidades e recursos
Agora, vamos destacar as diferentes funcionalidades e recursos que podem ser oferecidos com essas soluções.
Os sistemas web podem fornecer conteúdo atualizado e dinâmico, sem a necessidade de atualizar o aplicativo ou a página.
Também podem integrar facilmente com serviços web externos, permitindo recursos como autenticação social, pagamento online e integração de API.
Além disso, podem ser otimizados para mecanismos de busca com o uso de estratégias de SEO, facilitando sua descoberta e classificação em resultados de pesquisa.
Já os apps podem armazenar dados, funcionar sem conexão à internet, integrar recursos do dispositivo e permitir funcionalidades avançadas.
Assim como o envio de notificações push para manter seus usuários atualizados e fornecer uma experiência personalizada, adaptando-se ao comportamento e preferências do usuário.
Como escolher entre sistema web e aplicativo móvel?
Por fim, como vimos ao longo do conteúdo, não existe certo ou errado. Existe a opção ideal para as suas demandas.
Vamos compartilhar algumas orientações para te ajudar a avaliar suas necessidades e tomar uma decisão informada sobre qual opção escolher:
- Considere o seu público-alvo
- Ofereça uma experiência personalizada e recursos adequados
- Defina claramente os objetivos do projeto
- Promova uma experiência imersiva
- Avalie os recursos disponíveis para o desenvolvimento e a manutenção
Lembrando que a WeDevUP é uma empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos web e mobile, com uma equipe experiente e capacitada que irá entender suas necessidades e fornecer soluções personalizadas.
Mas, caso você ainda esteja na dúvida, solicite um orçamento e marque uma avaliação gratuita conosco.
Nosso líder técnico estará presente desde as primeiras etapas do projeto que será responsável por tornar a sua operação ainda mais rentável.